segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Conta Poupança: Mais que Popular!

A conta poupança, hoje, não é o melhor investimento quando se pretende ter uma rentabilidade generosa, mas não dá pra negar que ela é o investimento mais popular entre brasileiros! Vamos estudar juntos sobre o mundo dos investimentos começando com a Conta Poupança!

Poupança: Mais que Popular!
               
                Você já deve ter ouvido falar sobre Fundos de Investimentos e Mercado de Ações, conhece um pouco sobre Tesouro Direto, ou talvez, não faz a mínima ideia do que é um CDB, mas com certeza a Caderneta de Poupança você conhece e até possua uma conta poupança no seu banco!
                Não é em vão que a caderneta de Poupança é considerada um dos investimentos mais tradicionais e populares entre brasileiros. Ela possui baixo risco, em caso de falência do banco, o seu dinheiro está protegido pelo Fundo Garantidor de Crédito, você pode realizar depósitos e saques quando bem entender, isenta de imposto de renda e não há taxas de manutenção bancária para abrir uma conta poupança.
Em contrapartida, ela possui baixa rentabilidade, os juros dos depósitos realizados são somente liquidados na data de aniversário, ou seja, você deve deixar exatamente um mês inteiro o seu dinheiro aplicado na conta para receber os juros. Afinal, conta poupança foi feita para poupar e não movimentar!
Como por exemplo: Aplicou R$ 10000 reais no dia 15/10/ 2016, os juros de aprox. R$ 50,00 irá ser liquidado na sua conta somente no dia 15/11/2016[i].
A rentabilidade da Conta Poupança também deve ser verificada, ela irá variar de acordo com a Taxa Selic, veja a tabela abaixo:
Antes de 04/05/2012
Depois de 04/05/2012
TR +0,5% A.M.
SELIC igual/menor que 8,5% A.A.: TR+70% DA SELIC
SELIC maior que 8,5% A.A.: TR+0,5% A.M.


                Considerando que hoje, a Taxa Selic está em 14,00% ( ver em http://www.bcb.gov.br/htms/selic/selicdia.asp). A conta poupança está rendendo: TR + 0,5%A.M.
Para quem é investidor, isso é muito pouco. Existem outros investimentos que também são seguros e que possuem quase o dobro de rentabilidade. Falaremos sobre isso em outra oportunidade!
                Agora, se você tem interesse de acompanhar as taxas que são aplicadas na sua conta poupança acesse esse site: https://www3.bcb.gov.br/CALCIDADAO/publico/exibirFormCorrecaoValores.do?method=exibirFormCorrecaoValores&aba=3
                Chama-se a Calculadora do Cidadão, oferecido pelo Banco Central do Brasil, ela calcula certinho a rentabilidade mensal da sua conta poupança e informa a porcentagem do rendimento aplicado no mês.




[i] Obs: O calculo não foi feito de forma exata, é só um valor aproximado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário