sábado, 19 de novembro de 2016

Você também faz parte do Meio Ambiente!


Você Também faz parte do Meio Ambiente!

                 “Quando lutamos pelo meio ambiente, devemos lembrar que o primeiro elemento do meio ambiente é a felicidade humana”-José Pepe Mujica, presidente do Uruguai.


Na questão ambiental, a responsabilidade por defender o meio ambiente não é somente do poder público, lideres e empresas. Todos fazem parte e dependem do meio ambiente   para sobreviver, e desta forma,  todos são responsáveis pela sua defesa. Uma vez que existe a dependência, gera também a responsabilidade pela sua manutenção e essa responsabilidade deve ser compartilhada.

Nos últimos anos a sociedade está  acordando para a problemática social e ambiental, buscando fórmulas alternativas para atingir o desenvolvimento sustentável, cuja característica principal consiste na conciliação entre o desenvolvimento econômico, a preservação do meio ambiente e a melhoria da qualidade de vida (BORTOLON et all, 2014).

Vários princípios e ações estão sendo desenvolvidos  por empresas, escolas e órgãos públicos para defender o meio ambiente e difundir o conceito de Desenvolvimento Sustentável por meio da  Educação Ambiental. Porém essas ações não extingue o papel da  comunidade nesse processo,  por isso que a sociedade deve ser sensibilizada quanto à necessidade de proteger o sistema ecológico de agentes nocivos à saúde e à qualidade de vida.

A evolução do homem foi longa até atingir uma consciência plena e completa da necessidade de preservação do meio ambiente. Vê-se, constantemente, através dos meios de comunicação, a contaminação dos recursos naturais por resíduos nucleares, pela disposição de lixos químicos e domésticos, pelo efeito estufa, desmatamento entre outras causas que ocasionam agressões ao meio ambiente (BORTOLON et all, 2014).

            Toda essa informação é válida, mas não suficiente para gerar sensibilização quanto à temática ambiental. O processo de conscientização e sensibilização só é gerado através da Educação e do Exemplo.  Dessa maneira deve-se entender o conceito de educação ambiental  proposto pela Política Nacional de Educação Ambiental,  Lei nº 9795/1999, Art 1º[1],  e transformar os valores escritos em ações.

Cada individuo deve entender que o ser humano é o principal elemento do meio ambiente e que todas as ações tomadas para conservação ambiental, são para preservar a sua vida hoje e garantir a qualidade de vida para gerações futuras.  Desta forma, a ação individual do homem na defesa ecológica contribui para o bem do coletivo.

Assumir o papel de membro principal do processo de conscientização ambiental e não apenas transferir essa responsabilidade para um terceiro é o primeiro desafio da contribuição individual de cada cidadão.  O segundo desafio é avaliar os hábitos de consumo e otimizar os recursos naturais. O terceiro desafio é preparar outros  cidadãos como agentes transformadores através do seu exemplo.

Esses desafios podem ser considerados "Educação Ambiental na Prática", e os mesmos podem ser iniciados por você, dentro da sua casa, influenciando seus familiares e as pessoas a sua volta.

“Viver de forma sustentável não é retroceder e viver contra o progresso, mas fazer uso de tecnologia de alta qualidade que otimizem os recursos naturais, avaliar hábitos de consumo e assumir dentro de nossos lares a consciência ecológica. Os conceitos por traz dos 3 Rs-  Reduzir, Reciclar e Reaproveitar- devem ser formadores dos nossos  novos hábitos e fazer parte do  nosso cotidiano.”


Flávia  Cristina Grani de Almeida,
Tecnólogo em Química Ambiental pela UTFPR-Campus Curitiba-PR;
Pós Graduada em Gestão Ambiental pelo IFPR- Campus Paranaguá-PR.







Referências

BORTOLON, Brenda; MENDES, Marisa Schmitt Siqueira. A Importância da Educação Ambiental para o Alcance da Sustentabilidade. Revista Eletrônica de Iniciação Científica. Itajaí, Centro de Ciências Sociais e Jurídicas da UNIVALI. v. 5, n.1, p. 118-136, 1º Trimestre de 2014. Disponível em: www.univali.br/ricc - ISSN 2236-5044.

MANZINI, E.; VEZZOLI, C. O desenvolvimento de Produtos Sustentáveis- Os requisitos ambientais dos produtos industriais. 1. ed. São Paulo: Universidade de São Paulo-EDUSP, 2008.

MASTELA, V.G. Elaboração do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos para Metalúrgica DS LTDA. 86f. Trabalho de Graduação (Disciplina Trabalho de Conclusão de Curso)- Curso de Engenharia Ambiental, Universidade Extremo Sul Catarinense, UNESC, Criciúma, 2007.

VALLE, C. Qualidade Ambiental: ISO 14000. 11.ed. São Paulo: Senac,2002.



[1]Entendem-se por educação ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade." Política Nacional de Educação Ambiental - Lei nº 9795/1999, Art 1º.

Nenhum comentário:

Postar um comentário