domingo, 13 de novembro de 2016

Dicas Verdes


Segundo Moreira (2006, p.33) a geração de resíduos é uma dupla perda: perde-se matéria-prima ou insumo do processo produtivo e gasta-se com armazenagem ou disposição final. Portanto, o conceito dos 3RS tem sido aceito como o principio básico a ser seguido não somente pelas empresas, mas pelas pessoas: Reduzir, Reutilizar, Reciclar.
Um incentivo paralelo ao desenvolvimento de novas tecnologias é o esforço para o aproveitamento dos resíduos mediante sua reutilização no processo produtivo ou sua reciclagem, o que representa redução de custos e, ao mesmo tempo, prevenção da poluição (MOREIRA, 2006, p.34).
            Reduzir consiste em uma atitude preventiva, orientada para diminuir o volume e o impacto causado pelos resíduos (VALE, 2002,p.99).
Segundo Manzini e Vezzoli (2008, p. 117) a redução do uso de recursos determina que o impacto ambiental irá diminuir, não só porque menos resíduos devem ser produzidos,  mas também porque assim evita sua transformação, seu transporte e a necessidade de descarte. Além disso, as matérias-primas tem um grande custo não só econômico, mas também ambiental, e a redução do seu uso, é, portanto, uma fonte de economia.
Segundo Mastela (2007,p.28) a reutilização dos resíduos gerados pode proporcionar a diminuição da utilização dos recursos naturais, a necessidade de tratamento dos resíduos, o armazenamento e a disposição dos rejeitos gerados.
            A Reciclagem consiste na recuperação e transformação do que antes era rejeito em novos produtos. O ato de reciclar é importante para o gerenciamento de Resíduos, pois acarreta na redução de impactos ambientais e proporciona melhorias na saúde pública (MACHADO, 2003 citado por MASTELA, 2007, p.29).

Nenhum comentário:

Postar um comentário