sábado, 10 de dezembro de 2016

Adote Uma Caneca!

Como gostamos de descartar copos plásticos... Em festas, eventos e confraternizações ou até mesmo no intervalo do serviço, na hora do cafezinho!

A produção do copo plástico no Brasil gera aproximadamente 10 mil empregos diretos e movimenta, anualmente, cerca de R$ 600 milhões. Estima-se que, atualmente, a produção nacional de copos plásticos descartáveis gire em torno de 96 mil toneladas/ano, a qual é destinada, predominantemente, para o mercado interno.

 A demanda é sazonal, influenciada, principalmente, pelo clima e pelas festas regionais, o que justifica a predileção das empresas pelos mercados das regiões de climas mais quentes.

Sem dúvida, o copo plástico é utilizado por todos, mas dificilmente reutilizado! Em primeiro lugar pelo fato de ser descartado sujo e em segundo lugar pelo baixo preço pago às cooperativas pelo quilo de material reciclável, que vale, em média R$ 0,20. Um copo plástico de 200 ml pesa aproximadamente 2 gramas, sendo assim necessário juntar 500 copos para a reciclagem de um quilo desse material, uma quantidade muito alta. Além disso, se não compactado, esse material pode ocupar uma grande área, trazendo prejuízos em seu armazenamento.

Então, o que fazer com esse problema?

O Conselho Nacional de Justiça fez uma propaganda muito legal. Adote Uma Caneca!

Problema resolvido! Simples assim!!!

Um exemplo digno e simples de como uma ação individual contribui para o bem coletivo!



Referências:

Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul. Agência de Florianópolis. Gerência de Planejamento. Indústria de copos plásticos descartáveis: breve panorama da situação atual e das perspectivas do segmento, com ênfase em Santa Catarina Florianópolis: BRDE, 2006.



Conselho Nacional de Justiça


Veja mais:



Nenhum comentário:

Postar um comentário