sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

Torne o Seu Natal Mais Sustentável


O Natal e o Ano-Novo estão chegando. Neste período o consumo é grande e a geração de resíduos pode aumentar em até quatro vezes, segundo informações da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Paraná. 

Pensando de forma sustentável,  fique atento ao consumo excessivo, colabore para evitar o desperdício e para poupar o meio ambiente. 

Uma das atitudes que traz bons resultados – sociais e ambientais – é separar e descartar corretamente materiais como plástico, papelão, latas e caixas. Ao separar, limpar e disponibilizar o lixo para coleta em sacos diferenciados, é possível aumentar a renda dos agentes ambientais que atuam nos municípios, coletando materiais recicláveis.

A reciclagem é sempre uma boa alternativa para encaminhar o grande volume de caixas e embrulhos de presentes que sobram após o Natal ou dos resíduos de PET, garrafas de vidro e latas após as festas de Ano Novo.

Dicas


DECORAÇÃO E CEIA – Para a decoração de Natal, dê preferência às árvores naturais com raízes, para que elas possam ser replantadas depois. Os enfeites da árvore podem ser reaproveitados do Natal passado e havendo necessidade de novos enfeites, a dica é escolher os enfeites artesanais ou produzidos com materiais recicláveis.

Também é bom evitar o uso de balões e outros enfeites descartáveis. O ambiente fica elegante e bonito quando decorado com vasos, flores, folhas e tecidos.

Para a iluminação da residência ou da árvore de Natal, existem lâmpadas de baixo consumo como, por exemplo, as lâmpadas de LED. Já as velas ecológicas feitas com ceras vegetais derivadas de palma, girassol, soja e são muito mais baratas que as tradicionais. Os cartões de natal também podem ser feitos com papéis reciclados.

Para a ceia de Natal e de Ano-Novo a palavra de ordem é planejamento. As compras pensadas com antecedência evitam sobras e desperdícios. Outra alternativa é optar por produtos orgânicos, cultivados por agricultores da sua região. 

Ao organizar a festa, evite o uso de pratos, talheres e copos descartáveis. Sujos, eles não são reaproveitados totalmente. Além de mais barato, utilizar louça convencional é bem mais sustentável.

COMPRAS - A primeira dica para compras de Natal e Ano-Novo é antes de comprar, pensar se você realmente necessita daquele item. 

Na compra, o consumidor deve ficar atento ao excesso de embalagem e dar preferência para o comércio local, contribuindo para reduzir a emissão de gás carbônico na atmosfera. Outra boa pedida é dar preferência às marcas e lojas preocupadas com as questões ambientais.

Os consumidores devem tentar rejeitar as sacolas plásticas oferecidas pelos estabelecimentos e levar a própria sacola quando for às compras de Natal.

Na compra dos presentes, se for trocar de computador, prefira um notebook. Ele consome menos energia que um computador de mesa.


Fonte: Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Paraná!



Nenhum comentário:

Postar um comentário